domingo, 5 de março de 2017

Como escrever um conto ou um romance - "A Viagem do Herói"


    Joseph Campbell, um estudioso da literatura, verificou que todos os mitos clássicos (das religiões, da literatura, etc.), partilhavam os mesmos passos, pelos quais o herói devia passar, antes de aprender a sua lição e evoluir.

Tu também podes usar este tipo de enredo, para que a tua personagem siga “a viagem do herói” e evolua à medida que enfrenta inimigos e perigos.

Esta viagem está dividida em 12 passos:

Mundo ordinário – o mundo em que o herói vive, o seu ambiente.


          Chamada à aventura – ao herói é apresentado um desafio ou uma aventura.



Recusa à chamada – o herói recusa enfrentar o desafio, ou partir à aventura, por medo do desconhecido.

         Encontro com o mentor – o herói encontra-se com um mentor que o guia, lhe dá as ferramentas, conselhos e/ou o treina. Também pode ser um encontro com uma fonte de sabedoria ou valor.


Cruzamento do umbral – No final do primeiro ato, o herói decide cruzar o umbral e entrar nesse mundo especial, ou num novo estado, com regras desconhecidas. 

Provas, aliados e inimigos – o herói tem que enfrentar provas e inimigos e conhecerá novos aliados.
 
    Aproximação – o herói e os seus aliados preparam-se para a grande prova. 

A grande prova – mais ou menos a meio da história, o herói enfrenta a maior prova de vida ou morte no mundo especial, ou enfrenta o seu maior medo. Depois desta prova, o herói surge renascido. 

Recompensa – o herói recebe uma recompensa por ter enfrentado a morte. 

O caminho de volta – quando já passaram três quartos da história, o herói deve voltar ao mundo ordinário e completar a aventura. 

Ressurreição do herói – no clímax da história, e perto do umbral de volta, o herói tem que enfrentar outra grande prova de vida ou morte. Outro renascer, mas a um nível mais completo e pessoal. 

Regresso com o elixir – o herói regressa a casa, ou continua o caminho, levando partes do tesouro que lhe permitirão transformar o mundo no que ele já tinha sido, ou melhor.
  


       






          


        













Sem comentários:

Enviar um comentário