Joseph Campbell,
um estudioso da literatura, verificou que todos os mitos clássicos (das
religiões, da literatura, etc.), partilhavam os mesmos passos, pelos quais o
herói devia passar, antes de aprender a sua lição e evoluir.
Tu
também podes usar este tipo de enredo, para que a tua personagem siga “a viagem do herói” e evolua à medida
que enfrenta inimigos e perigos.
Esta viagem está dividida em 12
passos:
Mundo ordinário – o mundo em que o herói
vive, o seu ambiente.
Chamada
à aventura – ao herói é apresentado um desafio ou
uma aventura.
Recusa à chamada – o herói recusa enfrentar o
desafio, ou partir à aventura, por medo do desconhecido.
Encontro
com o mentor – o herói encontra-se com um mentor que o
guia, lhe dá as ferramentas, conselhos e/ou o treina. Também pode ser um
encontro com uma fonte de sabedoria ou valor.
Cruzamento
do umbral – No final do primeiro ato, o herói decide
cruzar o umbral e entrar nesse mundo especial, ou num novo estado, com regras
desconhecidas.
Provas,
aliados e inimigos – o herói tem que enfrentar provas e
inimigos e conhecerá novos aliados.
Aproximação – o herói e os seus aliados preparam-se para a grande prova.
A
grande prova – mais ou menos a meio da história, o
herói enfrenta a maior prova de vida ou morte no mundo especial, ou enfrenta o
seu maior medo. Depois desta prova, o herói surge renascido.
Recompensa
– o
herói recebe uma recompensa por ter enfrentado a morte.
O
caminho de volta – quando já passaram três quartos da história,
o herói deve voltar ao mundo ordinário e completar a aventura.
Ressurreição
do herói – no clímax da história, e perto do umbral
de volta, o herói tem que enfrentar outra grande prova de vida ou morte. Outro
renascer, mas a um nível mais completo e pessoal.
Regresso com o elixir – o herói regressa a casa, ou
continua o caminho, levando partes do tesouro que lhe permitirão transformar o
mundo no que ele já tinha sido, ou melhor.
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